Informativo Sindical
Referente: NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – Reajuste de salários fixos ou da parte fixa de salários mistos.
Caros amigos,
O TIPR continua em negociação com o SINTINORP para fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho. Fizemos reuniões com os empresários do setor e também com os dirigentes do sindicato dos trabalhadores, sempre buscando preservar o equilíbrio no conteúdo do instrumento normativo. Partidas e contrapartidas devem ser sopesadas em busca de uma remuneração justa, de uma estrutura de organização de pessoal flexível e de um ambiente concorrencial saudável e atrativo.
Porém, algumas cláusulas contidas no Rol de Reinvindicações dos trabalhadores são inovadores e podem comprometer o orçamento das empresas do setor se não forem profundamente analisadas e tiverem contrapartidas que, por outro lado, possam desonerar os contratos de trabalho. O Pagamento de Auxílio- Transporte através do Cartão de Benefício Complementar, a criação do Auxílio a Filho Excepcional, a Participação nos Lucros ou Resultados e a instituição de Prêmios por Produtividade são alguns exemplos.
Assim, nossas negociações deverão adentrar o mês de setembro, o que implica na necessidade de futuro de pagamento do reajuste salarial de forma retroativa à nossa data-base, que é em 1º de agosto.
Nenhum empregador está obrigado a conceder nenhum reajuste que não esteja previsto na Convenção Coletiva. Entretanto, aos interessados em evitar a necessidade de futuro pagamento de diferenças salariais retroativas, sugerimos a concessão de antecipação salarial de 4% (quatro por cento) sobre os salários fixos ou a parte fixa dos salários mistos vigentes em agosto de 2022.
Sugerimos, ainda, que o reajuste seja incluído no holerite em rubrica diferente do próprio salário, com denominação semelhante a “Antecipação Salarial Compensável”. Os empregados contratados após 01/08/2022 deverão receber reajuste na proporção de 1/12 por mês de serviço.
Londrina, 22 de agosto de 2023.
Ednaldo da Silva – Presidente SINDTI
Lucio Kamiji – Presidente TI Paraná
Djair Hernane Bim – Presidente da Comissão de Negociação