Projeto Detalhes

Criação: 15/10/2012

Status: Finalizado

1 Introdução

A pesquisa salarial e de benefícios é o levantamento e análise dos dados salariais e de benefícios praticados por empresas que atuam no mesmo segmento, área ou que possuem a mesma estrutura organizacional, buscando a coerência externa na implantação ou na manutenção de uma gestão de recursos humanos eficaz.

Os dados obtidos nesta pesquisa devem ser utilizados como base para uma política de gestão de remuneração a ser adotada. Uma vez que a organização necessita de um equilíbrio entre os salários que ela paga, a chamada equidade interna. Permitindo também que haja um equilíbrio entre as práticas salariais das demais empresas, a chamada equidade externa.

A Pesquisa Salarial do Sind-Ti representa a consolidação de uma iniciativa pioneira da entidade em mapear as principais informações sobre a remuneração e os benefícios recebidos pelos profissionais do segmento de Tecnologia da Informação da Região Noroeste do Estado do Paraná.

Outro ponto de extrema importância foi a participação das empresas dispostas a compartilhar suas informações com as demais empresas envolvidas na pesquisa. Podemos afirmar que a participação foi de grande maturidade empresarial, consistente com o modelo de gestão empresarial proposto para o século XXI.

Todos os cargos pesquisados são regidos pela CLT Consolidação das Leis do Trabalho.

2 Objetivos

Identificar a remuneração das principais funções dentro das organizações de Tecnologia da Informação, indicado pelo Sindicato das empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (Sind-Ti), bem como a oferta de benefícios oferecidos aos profissionais por elas contratados.

3 Metodologia e Amostra

A pesquisa foi organizada a partir de convite aberto aos associados e não associados ao SIND TI. Os dados consolidados a partir das respostas colhidas foram analisados pelo critério quantitativo, com representação gráfica dos resultados.

Das organizações filiadas ao Sind-Ti 37 (trinta e sete) responderam a pesquisa. Os respondentes formalizaram seu interesse em participar da pesquisa por meio de contato telefônico realizado pela secretaria do Sind-Ti, e, posteriormente, atendidas com prévio agendamento de data e horário e individualmente pela Empresa pesquisadora.